domingo, 5 de setembro de 2010

Começando o nosso passeio...

Conhecendo um pouco da nossa escola ...

A escola Municipal Almerinda Costa esta inserida na zona urbana periférica da Península de Itapagipe, com ocupação predominante residencial e com casas comerciais pequenas, sendo os proprietários na sua maioria moradores do bairro, destaca-se como ponto comercial o Outlet Center. A comunidade do bairro é na sua maioria de classe pobre, sendo muitas casas de padrão habitacional baixo e esta desvalorização é resultado do desordenamento de moradias e falta de saneamento adequado na área denominada “Alagados”. Esta escola teve inicio em 1949, chamada inicialmente de Escola da Colônia, pois foi uma iniciativa da Colônia de Pescadores do Uruguai que desejavam uma escola no bairro para que seus filhos estudassem próximos de sua residência, e nesta ocasião o Inspetor de Ensino Prof. Raimundo Varela, pai do apresentador da TV Itapoan, Raimundo Varela Filho, conseguiu uma locação de cem mil réis para a Colônia de Pesca e iniciou-se a escola com duas professoras que vieram transferidas do interior. Em 1975 o Prof.Wilton Sento Sé Ribeiro, então Diretor construiu com seus recursos um prédio residencial de dois andares no qual a escola passou a funcionar  sendo denominada Escola Almerinda Costa para homenagear uma professora com esse nome morta num incêndio de ônibus. A escola funciona até o momento neste prédio, sendo alugado a Prefeitura de Salvador.Quanto as modalidades de ensino temos da educação infantil ao 5º ano de escolarização do ensino fundamental I, e neste ano de 2010 estamos atendendo uma clientela de150 alunos nos turnos matutino e vespertino.

Agora alguns dados importantes da escola:

Nome: Escola Municipal Almerinda Costa

Endereço: Vicente da Silva Alves, nº 31, Uruguai

Telefones: 3611-6569 / 3611-6570 , email: esc-almerindacosta@salvador.gov.com.br

Cadastro no MEC/ Inep: 29189110 Classificação IDEB: 3,2

Autorização de funcionamento: Nº 6355-14

NOSSA EQUIPE ESCOLAR....

A nossa equipe é composta de 05 professores, 06 funcionários de apoio, 04 vigilantes. Na gestão temos 01 diretora a Prof.ª Olivia Elza Baião Guerreiro, 01 vice-diretora a Prof.ª Tatiana Pereira de Jesus, 01 secretária Ana Lúcia Braga Pereira.

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA...

Em se tratanto do aspecto físico, a mesma funciona num prédio alugado num estilo de residência, e neste caso não temos áreas externas para laser, os alunos não tem recreio , nem atividade física e esportivas, temos 05 salas de aulas pequenas, 01 sala de diretoria, 01 espaço pequeno para cozinhas, 03 banheiros, 01 deposito de merenda.

Falando um pouco da nossa clientela ...

A clientela que atendemos é carente nos seus recursos financeiros , sendo na maioria da classe pobre, alunos numa faixa etária de 04 anos a 14 anos, muitos vêm de familia destruturada, sendo alguns criados pela avó, tia, ou apenas pela mãe, e nesse contexto social alguns refletem problemas socias de membros da familia como: alcoolismo, drogas e violência.Entretanto sobrepondo todo esse contexto observamos a aprendizagem acontecer no envolvimento de nossos alunos nas diversas atividades desenvolvidas na escola. principalmente nas ações dos projetos presentes, e pelo prazer de estar no "´precário" espaço de nossa escola em virtude de um trabalho pedagógico de qualidade apresentado pela nossa equipe: gestores, professores e funcionários.

Nossa comunidade :
A comunidade local apresenta um padrão de moradia na sua moioria baixo, e na  infra-estrutura a população têm saneamento básico como: ruas asfaltadas e iluminadas, transportes, educação.Temos  nessa região comércio com casas comerciais pequenas sendo na maioria das vezes os proprietários moradores do bairro. A violência é um problema social presente.Nossa escola procura fazer um trabalho em parceria com a comunidade, e reforçando esse laço temos o Conselho Escolar composto com representantes da comunidade, e quando possivel realizamos eventos com a presença de pais e responsáveis, moradores dessa localidade.

Nossos eventos...
Trabalhamos com um projeto macro que neste ano letivo é Vivendo Valores na escola e na comunidade e sub-projetos coligados como: Dengue, Higiene , Itapagipe em quadrinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário